domingo, 16 de outubro de 2011

 Regulamento das competições
  Época desportiva 2011 – 2012
  
            
Parte I – Geral
1.1 A todos os atletas, equipas, associados e elementos dos órgãos sociais exige-se o respeito pelos estatutos da Associação de Bilhar do Minho
(ABM) e o seu regulamento interno. São exigências superiores o desportivismo, o comportamento respeitoso e educado e a defesa do bom nome e dignidade da ABM.
1.2 Para competir na ABM, será sempre necessária uma prévia inscrição e uma decisão favorável da direcção.
1.3 Nenhum atleta poderá competir sem estar na posse de um cartão de atleta, de onde constem a fotografia, os elementos de identificação e a
Respective equipa a que está vinculado. Em casos excepcionais, como a Impossibilidade de emissão do cartão em tempo útil, um atleta poderá
competir, sem a posse do seu cartão, desde que possua número e esteja para isso formalmente autorizado pela direcção da ABM.
1.4 Cada inscrição terá apenas a validade de uma época desportiva.
1.5 Para efeitos de inscrição, cada equipa e atleta deverão preencher, de forma completa, fichas de modelo definido pela ABM. Na ficha de
inscrição de cada equipa deverá obrigatoriamente ser indicado um capitão de equipa, podendo ou não ser atleta, constituindo-se esse elemento
como o responsável pela representação da equipa junto da ABM.
1.6 Sempre que as equipas não sejam clubes, legalmente constituídos, deverão estas entregar um “termo de constituição de equipa”, de acordo
com o modelo definido pela ABM. Só após este acto constitutivo a equipa poderá requer a sua inscrição como associada da associação.
1.7 No momento da inscrição, equipa ou atleta, deverão indicar sempre um local de jogo, o seu horário de funcionamento e eventuais
condicionalismos a que o mesmo ou o atleta possa estar sujeito.
1.8 Para efeitos deste regulamento, entende-se por local de jogo, cada bilhar ou par de bilhares, em que cada atleta ou equipa indique como local onde
vai jogar, em cada época desportiva, devendo este manter-se fixo, durante toda a competição
1.9 Em todas as competições da ABM, os atletas deverão utilizar equipamento adequado, composto por: pólo, calça escura, de
preferência preta, meia preta e calçado integralmente preto. Nos jogos de equipas, todos os atletas, da mesma equipa, deverão equipar da mesma forma.
1.10 A falta de adequação do equipamento a este regulamento, impedirá o atleta de competir, sendo equivalente, nas provas individuais a falta de comparência.
1.11 As regras de jogo, nas competições da ABM, são as definidas pela Federação Portuguesa de Bilhar, para jogos equivalentes.
1.12 Os períodos de inscrição, taxas de inscrição, quotas e restantes requisitos, deverão ser anunciados, em cada época desportiva, pela
Direcção da ABM, em documento próprio e ser facultado atempadamente aos atletas e equipas.
1.13 Nenhuma equipa ou atleta poderá competir, com taxas, quotas ou outras verbas em divida com a associação.
1.14 No momento da inscrição, atletas e equipas obrigam-se a aceitar este regulamento e as decisões dos órgãos sociais da ABM.
Parte II - Campeonato de equipas Inscrições e prazos
2.1 Poderão inscrever-se no campeonato de equipas, clubes de bilhar e equipas, constituídas de acordo com as regras da ABM, que cumpram os
prazos e restantes regras de inscrição definidas pela direcção da ABM.
2.2 Para efeito de inscrição, cada equipa deverá apresentar, para além da  sua ficha de inscrição, uma ficha individual por cada atleta, devendo fazer
dela parte, uma declação explicita do atleta de aceitação de inscrição por aquela equipa, uma fotografia a cores, para efeitos de arquivo e de cartão
de atleta, bem como a anexação de uma fotocópia do documento de identificação, do NIF e prova da morada.
2.3 A equipa poderá ser dispensada da apresentação de documentos de prova, sempre que os atletas, tendo já número, façam parte dos registos
da ABM e não tenham mudado de equipa. Em qualquer caso, deverá sempre ser entregue a ficha com a declaração de aceitação referida no número anterior.
2.4 Um atleta que, numa época desportiva, tenha disputado pelo menos uma partida por uma equipa, não poderá ser inscrito, nessa época desportiva,
por qualquer outra equipa. Para a transferência de atletas, deverá sempre ser necessário o acordo entre as equipas envolvidas. Caberá à equipa,
que pretende a inscrição, fazer prova de tal situação, bem como do acordo da equipa pela qual o atleta fez a primeira inscrição.
2.5 Haverá, em cada época desportiva, dois períodos de inscrição de atletas. Uma primeira inscrição antes do inicio do campeonato e uma segunda
inscrição, antes do inicio da segunda volta, em prazo, a definir pela direcção da ABM, que nunca poderá ultrapassar as 22H da 5.ª feira anterior à 1.ª jornada da 2.ª volta.  
2.6 Nos prazos definidos para a primeira inscrição, cada equipa poderá o número de atletas que desejar.
2.7 No segundo período de inscrições, o número de atletas a inscrever deverá ser inferior a metade dos atletas inscritos na 1.ª fase de inscrições.
Estrutura do Campeonato
2.8 O campeonato de equipas, para a época 2011 - 2012, será disputado por 18 equipas, numa primeira fase, todas contra todas, apurando-se para a
fase final, as 4 primeiras classificadas e as 4 classificadas da 5.ª à 8.ª posição.
2.9 Na fase final, concentrada e num só dia, as 4 primeiras classificadas da 1.ª fase discutirão o título no sistema de duplo KO, jogando no primeiro
jogo a 1.ª classificada com a 4.ª e a 2.ª com a 3.ª. As restantes quarto (5.ª, 6.ª, 7.ª e 8.ª), no mesmo sistema discutirão as classificações finais da 5.ª à 8.ª posição.
2.10 A classificação final do campeonato será determinada da seguinte forma: Para as oito primeiras classificadas, da 1.ª fase, a classificação
obtida na fase final. Para as restantes a classificação obtida na primeira fase.
O jogo
2.11 Em cada jornada serão disputadas 16 partidas, divididas em quarto quadros de 4, jogando cada atleta apenas uma partida em cada quadro.
Após a realização do 2.º quadro, poderá qualquer das equipas efectuar até duas substituições.
2.12 O jogo iniciar-se-á, com a tacada de saída dos atletas da equipa da casa, que assim procederão nas quatro partidas do 1.º e 3.º quadros. No 2.º e
4.º quadros, darão a tacada de saída os atletas da equipa visitante.
2.13 Não será permitida qualquer alteração na ordem das partidas definidas pela ficha de jogo. Se por lapso alguma partida tiver sido erradamente
disputada, deverão ser repetidas todas as partidas, desde aquela em que a ordem tiver sido alterada devendo a ordem ser reposta.
2.14 Nos dois primeiros quadros, os jogos serão disputados de acordo com seguinte regra: partida 1 no bilhar definido como 1, partida 2 no bilhar
definido como bilhar 2; as partidas seguintes deverão disputar-se no bilhar que primeiro tiver ficado vago.
2.15 No 3.º e 4.º quadros, qualquer dos capitães poderá interromper a sequência de partidas, para permitir que se complete o último jogo do
quadro anterior, permitindo-lhe assim tomar decisões sobre substituições, com as 8 ou 12 partidas concluídas. Nesta hipótese a 1.ª partida do
quadro será disputada no bilhar definido como bilhar 1 e a 2.ª no bilhar definido como bilhar 2, sendo nas seguintes no bilhar que primeiro tiver ficado vago.
Ficha de jogo
2.16 Antes do inicio de cada jogo, os respectivos capitães preencherão uma ficha de jogo (modelo aprovado pela ABM) na qual deverão inscrever até
seis atletas, sendo quatro titulares e dois suplentes, que só poderão participar nos 3.º e 4.º quadros dessa jornada.
2.17 Na ficha de jogo deverão ser inscritos, antes do início do encontro, os quatro atletas titulares. Os suplentes podem ser inscritos na ficha,
apenas, antes de se iniciar o primeiro jogo do quadro onde irão participar. Nenhum atleta substiruido poderá voltar ao jogo, nessa jornada.
2.18 No final de cada jogo, depois de devidamente explicitado o resultado, deverão os dois capitães ou quem os substituir, assinar a ficha de jogo,
tornando-se, a partir desse momento, o resultado ratificado e não possível de rectificação ou impugnação.
Resultado e pontuação
2.19 Será declarada vencedora a equipa que conseguir maior número de vitórias nas 16 partidas disputadas, podendo ocorrer situações de empate.
2.20 Por cada vitória será atribuído à equipa vencedora 3 pontos e à equipa vencida 1 ponto. No caso de empate, serão atribuídos 2 pontos a cada equipa.
Comunicação do resultado final
2.21 É da responsabilidade dos capitães das duas equipas a comunicação do resultado final, até um máximo de 30 minutos, depois do final do jogo,
por sms ou e-mail para a ABM. Esta comunicação em tempo é fundamental, para se poderem elaborar as classificações e divulgar resultados.
2.22 A falta de conhecimento em tempo útil do resultado poderá implicar a  aplicação de uma multa pecuniária, às duas equipas em causa. A
reincidência significará o agravamento pecuniário da multa.
Critérios de desempate
2.23 Se no final do campeonato, duas ou mais equipas se encontrarem empatadas, decidirão a ordem da classificação os seguintes critérios:
1      O número de pontos obtidos, nos jogos entre as equipas empatadas.
2. A diferença entre partidas ganhas e perdidas, nos jogos entre si.3. O número de partidas ganhas, nos jogos entre si.
4. A diferença entre partidas ganhas e perdidas na totalidade dos jogos da fase em que se verifica o empate.
5. A classificação, obtida na fase anterior da competição, se as equipas do mesmo grupo.
6. A diferença entre as partidas ganhas e perdidas desde o inicio do campeonato.
7. Mantendo-se a igualdade, a classificação será decidida por um mini torneio entre as equipas empatadas, com as mesmas regras e critérios da competição.
Calendário e horário dos jogos
2.24 O emparelhamento das equipas, em cada jornada, será determinado por sorteio, para o qual deverão ser convidados os representantes das
equipas, devendo estes serem informados previamente das condicionantes do sorteio.
2.25 Os jogos, do campeonato de equipas, serão disputados, por regra, às 2.ªs feiras, pelas 21:30H, exceptuando-se apenas as situações
devidamente justificadas, junto da direcção.
2.26 Consideram-se razões para a alteração do dia ou hora do jogo, a hipótese de o local de jogo se encontrar encerrado no dia do jogo ou qualquer das
equipas tiver que disputar jogos marcados pela F. P. de Bilhar, que não possam ser adiados.
2.27 A justificação de impossibilidade de realização de um jogo, deverá sempre ser acompanhada da indicação de uma data alternativa, tanto
quanto possível, por acordo entre as duas equipas. O acordo deverá ser promovido pela equipa impedida de jogar. Em nenhum caso a alteração
do horário ou dia do jogo poderá fazer alterar a ordem das jornadas.
2.28 Nas três últimas jornadas do campeonato, por regra, os jogos deverão ser disputados no mesmo dia e hora. Poderá a direcção permitir alguma
alteração, se tal for materialmente impossível ou o jogo em causa não tiver influência significativa na classificação do campeonato ou puder
desvirtuar a verdade desportiva
Período de aquecimento
2.29 Antes do inicio de cada jogo deverá ser reservado um período, até 10 minutos, para que a equipa visitante, possa tomar contacto com os
bilhares, designado como período de aquecimento. O período de aquecimento da equipa da casa deverá ocorrer antes das 21:20H. Pelas
21:20H deverão os bilhares ser colocados à disposição, para  aquecimento, da equipa visitante.
2.30 O período de aquecimento não deverá interferir na hora do inicio do jogo, pelo que, no caso de atraso no seu início, a sua duração deverá ser
reduzida de forma a permitir que o jogo se inicie pelas 21:30H.
Falta de comparência
2.31 Será considerada falta de comparência, sempre que uma equipa, sem qualquer aviso ou contacto, não se apresente no local de jogo até 15m
depois da hora marcada para o seu inicio. Deverá essa tolerância ser alargada para 30m, se o atraso for comunicado ao capitão da equipa
adversária ou a quem nesse dia o substituir e a razão não colocar em causa o necessário respeito por quem espera.
2.32 A falta de comparência, significará a atribuição da derrota à equipa faltosa, por 16-0, bem como a atribuição de 0 pontos nessa jornada.
Sempre que uma equipa incorrer em 3 faltas de comparência, consecutivas, será excluída da competição. Considera-se data da
exclusão a jornada em que verificou a primeira falta de comparência, da série de três que levaram à exclusão.
2.33 Se a exclusão de uma equipa ocorrer dentro da primeira volta, todos os jogos por ela disputados serão considerados nulos, com a consequente
rectificação das classificações gerais. Se a exclusão ocorrer depois de iniciada a 2.ª volta, serão mantidos os jogos e resultados da 1.ª volta e
considerados nulos, todos os jogos da 2.ª volta.
Casas e taxas de jogo
2.34 As equipas indicarão as casas onde se localiza o seu local de jogo. Compete à direcção, aceitar ou não o local de jogo indicado.
2.35 É da responsabilidade de cada equipa a relação com a casa onde irá disputar os seus jogos, bem como a verificação das condições do local.
2.36 Deve a equipa, na definição das condições para jogar num determinado local, zelar para que durante a competição, a casa proporcione as
condições ideias para a prática desportiva e promova a notoriedade da competição.
2.37 Consideram-se, para além de outras, como condições ideias, a reserva de um espaço para a movimentação sem sobressaltos, dos atletas, a
ausência de ruído durante os jogos, implicando a interrupção de outras actividades, que possam interferir na necessária concentração competitiva.
2.38 As taxas de bilhar, nos jogos do campeonato de equipas, são da responsabilidade da equipa que joga em casa.
2.39 Não sendo respeitadas as condições anteriores, poderá a ABM penalizar a equipa, por infracção a este regulamento ou mesmo solicitar a alteração do local de jogo.
Prémios
2.40 Serão atribuídos prémios às 8 primeiras classificadas, com o valor a definir pela direcção, em anexo a este regulamento.
2.41 Os prémios serão divididos em duas partes, cerca de 50%, em função da classificação obtida na 1.ª fase e o restante em função da classificação
final, obtida na da fase concentrada..









                          Campeonato de equipas 2011-2012: Prémios


                              1.ª Fase        Fase final      Total


                  1.ª  Classificada       500                 500          1000


                  2.ª  Classificada       250                 250            500


                  3.ª  Classificada       200                 200            400


                  4.ª  Classificada       200                 150            350


                  5.ª  Classificada       100                 200            300


                  6.ª  Classificada       100                 150            250


                  7.ª  Classificada       100                 100            200


                  8.ª  Classificada       100                   50            150















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